WHEY PROTEIN

Proteínas Purificadas

As wheys protein são proteínas purificadas extraídas da parte aquosa do leite (betalactoglobulina, alfa-lactalbumina, imunoglobulinas, glicomacropeptideos, albumina de soro bovina, lactoperoxidases, lisozinma, lactoferrina) após a coagulação (processo utilizado para a fabricação de queijos ou de caseína). sendo necessários em média 100-150 litros de leite para a obtenção de 1kg de whey.

Estas proteínas possuem baixo peso molecular, alta velocidade de absorção, sendo ricas em aminoácidos, especialmente BCAAS e GLUTAMINA, geralmente com baixos teores de sódio e gorduras, atuando na síntese proteica, reparação dos tecidos musculares e no fortalecimento do sistema imunológico, podendo variar de 30% a 90% a quantidade de proteína.

A indústria utiliza vários processos para remover as impurezas, a gordura e a lactose do leite, dentre os principais, podemos destacar:

  • ÍON ENCHANGE (TROCA IÔNICA): Através deste processo, utilizam-se dois tipos de reagentes (Ácido Clorídrico/HCL e Hidróxido de Sódio/NaOH) para separar a proteína pela carga elétrica, podendo ocorrer a desnaturação de alguns aminoácidos devido à variação do pH.
  • (CROSS FLOW FILTRATION) MICROFILTRAÇÃO/ULTRAFILTRAÇÃO: Este processo é um pouco mais caro do que o anterior e utiliza filtros de cerâmica com micro póros para realizar a separação, resultando em uma proteína mais pura, menos desnaturada, com maior valor biológico, menos sódio e menos cálcio.

As wheys protein subdividem-se de acordo com seu grau de pureza e sua velocidade de absorção:

Whey Protein Concentrado (WPC) – Contém cerca de 70-80% de proteína, passando por poucos, porém eficientes processos de filtragem, o que permite que continuem presentes baixas porções de lactose e carboidratos. Dentre as demais, é a forma com melhor relação custo x benefício e também a mais consumida, podendo ser utilizada não apenas após o treino, mas em qualquer período do dia, o que irá proporcionar um balanço nitrogenado positivo favorável ao desenvolvimento muscular.

Whey Protein Isolado (WPI) – Esta apresentação, possui maior valor biológico devido à sua maior concentração de proteína que a WPC. Possui baixas quantidades de gordura, lactose e carboidratos. É obtida a partir de um duplo processo de microfiltração e troca iônica, o que lhe confere um maior grau de pureza. É mais sofisticada em relação à WPC sendo geralmente sendo utilizada após o treino em virtude de sua rápida absorção, garantindo uma rápida disponibilização de aminoácidos na corrente sanguínea, resultando em um excelente balanço nitrogenado positivo favorável ao desenvolvimento muscular. É ideal para intolerantes à lactose.

Whey Protein Hydrolizado (WPH) – Proteína de altíssimo valor biológico, seguramente superior à WPC e WPI, possuindo um grau de pureza em torno de 90%. É considerada uma proteína pré-digerida, sendo que suas proteínas se encontram parcialmente ou completamente hidrolisadas, o que resulta em tri ou di-peptídeos ou aminoácidos livres, o que lhe confere a mais alta velocidade de absorção. Pode ser utilizado não apenas após o treino como também no período pré-treino, uma vez que suas partículas pré-digeridas conferem um rápido esvaziamento gástrico e uma rápida assimilação dos aminoácidos pelo organismo.

Com o intuito de aproveitar ao máximo os efeitos e as diferentes velocidades de absorção, a indústria de suplementos costuma associar 2 ou 3 apresentações acima em um único produto que seria conhecido por 2W (WPC + WPI), ou 2W (WPI + WPH) e o famoso 3W (WPC + WPI + WPH).

Consubstanciando-se no fundamento de obter-se um resultado “timed release”, podem ser encontrados ainda no mercado de suplementação, produtos compostos com as apresentações de whey em conjunto com outros tipos de proteína (albumina, caseína micelar, caseinato de cálcio, colágeno, proteína isolada da soja, proteína do trigo).

Independentemente do tipo de obtenção, as wheys são suplementos de base para o anabolismo muscular, otimizando a performance física, aumentando a massa muscular, melhorando a resistência e a recuperação física.

Os maiores produtores mundiais de whey são as empresas:
1-) Glanbia Nutritionals, localizada na Irlanda, que produz as matérias primas: Avonlac 282 (WPC) e Provon 292 (WPI).
2-) Hilmar Ingredients localizada na Califórnia que produz as matérias primas: Hilmar 8010 (WPC) e a Hilmar 9410 (WPI).

FITMUSCLE

faça-nos uma visita e sinta a qualidade