CARBOIDRATOS

Hidratos de Carbono

Os HIDRATOS DE CARBONO, são substâncias químicas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, destinados a diversas funções, dentre elas, a produção de energia pelas células através de processos de oxidação e liberação de glicose, sendo assim, fundamentais para o desenvolvimento de atividades físicas.

Os CARBOIDRATOS possuem diversas funções como por exemplo: auxiliar o bom funcionamento cerebral, evitar a fadiga, evitar o mau funcionamento da tireoide, e também para evitar que o tecido muscular seja degradado para produzir energia, sendo divididos basicamente em:

  • SIMPLES (moléculas menores com rápida absorção e rápida elevação de glicose na corrente sanguínea): frutas, mel, xarope de milho, açúcar.
  • COMPLEXOS.(moléculas maiores com lenta absorção e liberação gradual de glicose na corrente sanguínea): arroz integral, batata doce, macarrão integral, mandioquinha, inhame, tapioca.

A indústria de suplementos produz uma grande variedade de carboidratos em pó dentre os quais:

  • BATATA DOCE EM PÓ: É suplemento rico em carboidratos complexos, composto por vitaminas A B1 (tiamina), B2 (riboflavina), C, K, D, E, e diversos minerais como o cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e metionina (aminoácido essencial atuante no bem estar físico e mental).

Possui poucas calorias, baixos níveis de sódio e baixo índice glicêmico, o que viabiliza seu uso no pré-treino, ajudando a manter o desempenho e a energia durante a atividade física.

  • DEXTROSE: É um carboidrato simples de alto índice glicêmico, extraído do amido do milho, com rápida velocidade de absorção que ajuda na formação do glicogênio após a conversão da glicose pelo fígado;
  • MALTODEXTRINA: É um carboidrato complexo obtido a partir do amido do milho, com alto índice glicêmico, sendo absorvido de maneira mais rápida pelo organismo, o que sugere seu uso no pós-treino juntamente com alguma fonte de proteína.
  • PALATINOSE: É um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico composto de sacarose e extraído da beterraba, auxilia na oxidação da gordura e devido à lenta absorção proporciona um fluxo constante de energia, sendo utilizado geralmente antes do treino.
  • RIBOSE: É um carboidrato simples de baixo índice glicêmico, com rápida velocidade de absorção relacionado com a produção de ATP (Adenosina Trifosfato) através de sua combinação com a Adenina para formar a Adenosina, elevando os níveis de energia.
  • WAXYMAIZE: É um suplemento rico em carboidrato simples produzido a partir do amido de um tipo específico de milho cuja composição gira em torno de 70% amilopectina e 30% de amilose.

Essa combinação faz com que o Waxy maize seja metabolizado de forma mais rápida que os demais carboidratos, o que sugere ser utilizado preferencialmente no pré-treino para fornecer energia durante um período mais prolongado de tempo sem elevar os níveis de insulina.

Tipo de Carboidrato Origem Índice Glicêmico Velocidade de Absorção Sugestão de Utilização
Batata Doce Complexo Batata Baixo Rápida Pré-treino
Dextrose Simples Milho Alto Lenta Pós-treino
Maltodextrina Complexo Milho Alto Lenta Pós-treino
Palatinose Complexo Beterraba Baixo Rápida Pré-treino
Ribose Simples Baixo Rápida Pré-treino
Waxymaize Simples Milho Baixo Rápida Pré-treino

FITMUSCLE

faça-nos uma visita e sinta a qualidade